Todo mundo sabe que atividade física é fundamental para saúde,
mas assim como qualquer coisa, ela em excesso também pode ser prejudicial.
Encontrar o equilíbrio certo entre alimentação e exercício é o ideal para quem
está atrás de um estilo de vida saudável. O médico angiologista e cirurgião
vascular, Dr. João Sahagoff, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e
Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), fala sobre os limites e os
benefícios da atividade física para evitar e prevenir complicações relacionadas
à circulação sanguínea.
“O excesso de atividade física pode comprometer vários sistemas: as articulações podem ficar comprometidas e o paciente pode ter lesões musculares, ósseas, ligamentares e tendinosas, por exemplo. Alguns exercícios exigem demais das articulações e é bom ter uma recomendação médica e um acompanhamento com um profissional da educação física, como a corrida, o triathlon, e o crossfit. No caso do crossfit, eu já percebi algumas lesões como dissecção de algumas artérias, principalmente das que irrigam as vísceras abdominais. É como se ela tivesse descascado a sua camada mais interna como uma laranja. Essa dissecção pode fazer uma oclusão do vaso ou até o enfraquecimento da sua parede, podendo ocasionar um aneurisma (dilatação arterial)”, alertou.
Sahagoff lembra que ser atleta não é sinônimo obrigatório de ser saudável, e muitas pessoas tentam ultrapassar seus limites físicos sem um acompanhamento adequado.
“No vôlei, por exemplo, você tem muito impacto nos membros superiores como os punhos: com o corte, o bloqueio, a manchete. Essas lesões repetitivas fazem com que se tenha um trauma das artérias do antebraço, punho e mão e isso pode levar a uma isquemia do indivíduo. Há anos, um jogador da geração de prata da seleção brasileira de vôlei, Carlos Schwanke, teve que fazer uma cirurgia de emergência a fim de restabelecer a circulação da sua mão direita. Após notar uma perda de sensibilidade na mão direita, Schwanke precisou fazer uma desobstrução da artéria para o sangue voltar a circular normalmente”, lembrou o médico.
Todavia,
é preciso reforçar sempre que fazer qualquer exercício de forma regular e
moderada é benéfico para a saúde de forma geral, assim como para a circulação
sanguínea. Para mover todo conjunto de músculos e articulações, é necessário
sangue, oxigênio e energia. E isso tudo quem vai levar é a circulação,
principalmente com o incremento e estímulo da atividade física saudável.
“A atividade física é muito importante na prevenção de sinais e sintomas da
desordem venosa crônica, que tem como uma das manifestações as varizes.
Numa simples caminhada estimulamos a esponja plantar e os músculos da
panturrilha, conhecidos como segundo coração, impulsionando o sangue das veias
contra a gravidade e assim incrementando o retorno venoso”, explicou.
Para além disso, a atividade física demanda um gasto energético de calorias e esse gasto vai auxiliar no equilíbrio do peso do indivíduo. A obesidade é fator de risco para problemas relacionados à circulação sanguínea. Se esse peso for mantido adequadamente, menor será o trabalho que o vaso terá de fazer uma circulação adequada.
“A atividade física desmedida pode, por falta de cuidado, acompanhamento ou acidente, acarretar lesões traumáticas, que podem causar uma lesão vascular. O especialista deve ser procurado sempre que o atleta profissional ou amador apresentar algum sintoma indicativo de comprometimento da circulação como aumento de volume, diminuição de temperatura ou sensibilidade e palidez do membro. O importante é manter a atenção e os cuidados. Se necessário, procurar o mais rápido possível um médico angiologista ou cirurgião vascular para poder avaliar”, recomendou Sahagoff.
Fonte:https://www.jornalcorreiodamanha.com.br/saude/8814-atividade-fisica-e-otimo-para-a-saude-entretanto-em-excesso-pode-ser-prejudicial-alerta-especialista

Nenhum comentário:
Postar um comentário